Os 10 melhores cachorros para crianças

Todos sabem que os cães se dão muito bem com qualquer pessoa, e tendem a adorar as brincadeiras dos mais pequenos. Quase toda semana vemos um filme na televisão sobre esse relacionamento. 

Mas mesmo com tanta afinidade, às vezes os pais não sabem qual raça escolher. Afinal, qual é a melhor raça de cachorro para crianças, e por quê?

Não existe uma resposta definitiva para isso, pois todo cachorro tem potencial para se tornar um grande amigo e adorador dos pequenos. 


Outro ponto difícil de prever é a personalidade que o cão terá, pois há muitos fatores que influenciam no comportamento canino ao longo do seu crescimento. 

Sendo assim, algumas raças se tornam mais difíceis na hora de manter esse relacionamento.

Por outro lado, há algumas raças que possuem as características ideais para o começo de um relacionamento harmonioso, e que a partir de um bom adestramento, tornam-se excelentes companhias. 


Por isso é bom ter certas coisas em mente antes de escolher um cão. Devemos saber que treinamento e obediência são essenciais para manter essa harmonia entre eles e as crianças.

É necessário que o cachorro seja treinado desde filhote para isso. Tenha em mente que alguém terá que fazer esse treinamento, se a desculpa for que não há tempo para isso, é melhor abandonar essa ideia de criar um cão para conviver com a família. 


Listei aqui 10 raças que facilitam essa convivência devido suas personalidades. Veremos:

Bulldog

O Bulldog é um cachorro que se adapta muito bem a vida no lar. Ele pode viver muito bem tanto numa casa com grande espaço, como pode também ser um ótimo cão para apartamento

Ele é dócil, leal e companheiro, e dificilmente você o verá descontando toda sua energia em destruição. É um cão excelente para se ter em casa, pois além de se dar muito bem com os pequenos, adora conviver com outros cachorros.

criança

Beagle

Além de ser um ótimo cão de caça, é um excelente companheiro para a família. É necessário que faça exercícios regularmente, pois o Beagle é um cão que possui muita energia. 

Se não se exercitar com regularidade, ele tende a ficar destruidor. Sempre estará disposto a fazer qualquer coisa, principalmente brincadeiras agitadas. Convive muito bem com outros cachorros, sempre correndo e brincando muito.


brincalhão


Bull Terrier

É um animal muito dócil, que pode conviver muito bem com todo mundo. A raça se tornou uma ótima companhia, mesmo que seja rotulada injustamente como perigosa. 

Ele é um cão forte e aguenta as brincadeiras mais agitadas dos menores, aquelas que tendem a machucar o cão, já que crianças não sabem a maneira correta para tratar um cachorro. 

O Bull Terrier adora brincar, e pode até exigir isso em excesso.


para os filhos


Collie

A raça que imortalizou a cachorra "Lassie" pode ser tudo que você procurava para fazer companhia para sua família. 

Eles se adequam muito bem a vida em um lar, adoram brincar com as crianças e adoram agradar seus donos. É educado e obediente, característica que o Collie traz em seus genes, por ter sido treinado para ser um cão pastor. 

Também são muito usados como cão de guarda, fato que o tornou um cão muito protetor. Essa dedicação poderá ser muito bem aplicada a seus filhos.



pequenos

Terra Nova

Esse cão bondoso, gentil e protetor, adora crianças e cuida muito bem delas. Ele protege os pequenos como se fossem da sua própria espécie. 

Por ser uma raça de grande porte muito ativa, o Terra Nova precisa se exercitar bastante, por isso uma casa com um amplo espaço seria o ideal para ele. 

A simpatia desse cão conquistará a todos, e não só as crianças.

melhores raças

Braco Húngaro

A raça mais desconhecida da lista é uma ótima companhia para família, devido sua boa energia. É ótimo se você procura um cão para brincar com filhos um pouco maiores. 

Necessita de muitos exercícios para que não desenvolva desvios de comportamento. O Braco Húngaro é inteligente e aprende rápido, o que torna muito mais fácil de adaptá-lo às regras da sua casa.

crianças

Setter Irlandês

Esse cão simplesmente adora ficar rodeado por todos, principalmente para brincar. Isso já dá uma ideia de quão ideal é essa raça para esse objetivo. 

Mantendo o grande nível de exercícios necessários, o Setter Irlandês se tornará um membro adorável da sua família. O ideal é possuir um grande espaço, como um jardim, para que o Setter possa se exercitar todos os dias.

animal

Poodle

Uma raça amada por uns e odiada por outros, sem dúvidas. Para alguns, o Poodle é um cão excelente para viver cercado de crianças. 

Amável, vai distribuir muito carinho a todos. Dedicado, protetor e muito esperto, o Poodle já ganhou a segunda posição no ranking de cachorros mais inteligentes do mundo

Sua capacidade de aprender rápido facilita na hora de educá-lo.

cão recomendado

Labrador Retriever

Uma das raças mais adequadas para esses fins, pelo simples fato de que qualquer um da família irá adorá-lo. Se cumprir o básico de exercícios, ele se tornará divertido, carinhoso, adorável, tranquilo... enfim, junta todas as qualidades que procuramos em um cão para ser companheiro da família. 

É quase impossível que essa raça demonstre qualquer sinal de raiva ou agressividade. O belo Labrador Retriever possui uma personalidade que o torna o cão excelente para educar seus filhos.

criança

Golden Retriever

O topo do ranking está ocupado por uma raça que soma todas as melhores qualidades de um "cão-babá": inteligência, lealdade, docilidade, obediência, disciplina. 

Outra vantagem do Golden Retriever é que ele não necessita de tantos exercícios como os demais cães para crianças dessa lista. 

É ótimo quando nenhum membro da família possui um tempo disponível diariamente para levá-lo para passear. O cão possui um porte médio, não tão grande quanto o Labrador, mais uma vantagem que lhe rendeu a primeira colocação. 

E você, conhece outra raça ótima para crianças? Compartilhe nos comentários, e conte-nos a sua experiência!

melhores raças




Posts Relacionados:




14 comentários:

  1. Pela minha experiência, com alguns vários poodles, essa raça não é boa pra crianças não... eles tem tendÊncia a morder quando se sintam ameaçados, e confundem fácil os afagos exagerados de crianças com agressão. tenho um pooble, e ele é extremamente dócil, mas ele tem comportamentos fora do padrão. Já o Labrador Retriver só tem um defeito para ser um cão de familia, conheço inumeros casos de labradores que ficam agressivos em frente a cães menores. fora isso, ele é perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é André, quando se trata de cachorro não existe regra, já que o cão está sujeito a todo contexto. Vários fatores contribuem para maneira que um cachorro irá agir, seu temperamento, convivência, etc. Na hora de adotar, deve-se ler tudo sobre a raça antes, para que haja um treinamento melhor. Muito obrigado pelo comentário, abraço.

      Excluir
    2. Concordo contigo. Tenho uma filha e um poodlel já tentou morder ela várias vezes, quando ela queria fazer carinho. Já com os meus vira latas, a coisa é mais tranquila.

      Excluir
    3. Muito obrigado pela contribuição de vocês! Nunca convivi com Poodle, escrevi baseado em opiniões de terceiros. Mas editarei o texto salientando esses pontos.

      Excluir
  2. Atenção que a foto que está no,lugar do Bull Terrier não é um Bull Terrier!

    ResponderExcluir
  3. Prefiro os vira-latas... Sempre os mais doceis, resistentes e inteligentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando por experiência própria, eu concordo contigo. Minha cachorra é vira lata e posso dizer que é o cachorro mais educado com quem já convivi. Só tenho coisas boas para falar dos vira latas. Obrigado por comentar! Abraços.




      Excluir
  4. Tenho um Fila Brasileiro e acho ela super dócil, claro que tive que fazer um trabalho de socialização ante. Desde pequena mostrava o maior número de pessoas e animais. O porte assusta um pouco, mas aconselho para crianças maiores, pois as brincadeiras são um pouco brutas....rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, muito bem lembrado. É uma raça que possui qualidades ótimas para a convivência com crianças, mas como você disse, a partir de uma certa idade. Sempre é um problema nesses casos, cães muito grandes podem machucar as crianças, assim como crianças podem machucar cães muito pequenos. Obrigado pela contribuição!

      Excluir
  5. Tenho uma Shih Tzu em um apartamento quarto/sala e ela se adaptou bem. Uma raça muito dócil, inteligente e que se dá muito bem com crianças. Tenho uma prima de quatro anos que uma vez peguei ela puxando os pelos da cachorrinha, e a pobre coitada tão bobinha que ficava ali quieta deixando tudo (é claro que dei um sermão bem pesado na menina). Senti falta dessa raça em sua lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu ver, esse é um dos problemas que temos que estar atentos. Precisamos observar a todo momento quais as brincadeiras adotadas pelas crianças e cachorros. Fique tranquilo quanto a sua contribuição, em breve colocaremos as dicas dos leitores na lista. Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  6. excelente lista, mas acho que faltou um boxer ai no meio ^^ mas como ja foi dito, depende muito da criação que o animal tem, ja vi pit bull servindo de babá e beagles que não gosta de criança. o animal doméstico sempre vai ser o reflexo da criação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Lucas, por isso é sempre bom analisar a raça antes de adotar, para ver a melhor maneira de adestrar. Sua dica já está anotada, em breve o Boxer estará na lista junto com as demais raças sugeridas pelos leitores. Obrigado!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.