Os 15 cachorros mais inteligentes do mundo



Muitos cães são escolhidos para cumprir uma determinada tarefa. E nessas horas o nível de esperteza das raça é julgada baseado em vários fatores. Muitos se perguntam quais são as raças de cães mais inteligentes existentes hoje em dia, e é possível descobrir baseado em competições. O pesquisador Stanley Coren elaborou uma lista em seu livro chamado "A inteligência dos Cães".

A lista foi feita de acordo com um questionário feito a juízes de competições caninas. Foram dispostas 133 raças. A inteligência aqui, não significa o nível intuitivo dos animais, mas sim de obediência e trabalho. Para ver a lista completa, assim como os critérios e as graduações usados por Coren, visite o artigo do Dog Times. Listei aqui os 15 primeiros colocados, que são:

15. Pastor Belga Groenland, Schipperke 

É um cão muito afetuoso, ótimo para ser um companheiro para o lar. Contudo, ele deve estar sempre integrado da família para manter um bom comportamento. Normalmente desconfia de estranhos, e só interage quando o dono intervém.

Schipperke

14. Pastor Belga Tervueren

Mantém o mesmo comportamento do Groenendael, porém os Tervueren são um pouco mais ciumentos. Possui um faro extremamente apurado, o que faz dele um excelente cão de caça.

inteligente

13. Springer Spaniel Inglês

É um cão que precisa se exercitar muito, e consequentemente de um grande espaço. Alegre e companheiro, está sempre pronto para as mais diversas tarefas. Sua inteligência permite que aprenda rápido o que é lhe ensinado.

esperto

12. Schnauzer Miniatura

Esse tem personalidade forte, e adora fazer tarefas. É muito dócil e obediente, por isso é um ótimo cão de guarda. Sua inteligencia às vezes pode se tornar um perigo, já que a facilidade com que ele apreende coisas úteis, é em mesma proporção de que aprende coisas inúteis. Para ter um bom convívio com as crianças e outros cães, é necessário que o eduquem desde cedo.

fácil de treinar

11. Welsh Corgi Pembroke

Conhecido mundialmente por ser o cão da rainha da Inglaterra, o Welshi é muito inteligente e companheiro. Pode fazer tarefas como o pastoreio, além de ser uma ótima opção para viver em uma cidade, já que ele se adaptou-se para essa vida com o tempo. Mesmo assim ainda seria duvidoso escolhê-lo para viver em um apartamento.

mais inteligentes do mundo

10. Australian Cattle Dog

Adora proteger quem ele gosta, é um animal que tem grande facilidade de aprender a todos os comandos. Isso o tornou uma raça muito usada pelos fazendeiros para trabalhar com rebanhos. É muito ativo, e precisa responder a uma quantia básica de exercícios diariamente. O dono deve procurar estimular sua inteligencia e seu porte físico diariamente, para que ele não se torne estressado. Não confia em estranhos, embora fique no seu canto quieto na presença deles.

esperto

09. Rottweiler

Esse excelente cão de guarda possui uma inteligência e vontade de aprender que podem transformá-lo também em um ótimo companheiro para uma família. É um grande amigo e adora as crianças, desde que tenha sido criado desde pequeno na presença destas. Uma raça que chama a atenção devido a sua observação apurada, procurando sempre perceber se tudo está em ordem.

cachorro mais esperto

08. Papillon

Um cãozinho extremamente dócil, obediente e protetor. Esses instintos fazem com que fique desconfiado de estranhos, e até vigie-os. Depois que ele aceita e confia nos desconhecidos pode até ganhar carinho sem que fique agressivo. Sua inteligência lhe rendeu a oitava posição no livro de Stanley Coren, e posto de segundo cão de pequeno porte mais inteligente, atrás apenas do Poodle.

coren

07. Labrador Retriever

Um cão dedicado a fazer aquilo que aprendeu. É um ótimo guia para cegos, além de ter outros trabalhos, como farejar atrás de drogas em aeroportos. Ele adora ajudar e fazer algum trabalho, isso faz com que precise de muitos exercícios. Quando se sente entendiado, tem um grande poder de destruir o ambiente. É adorável com todos, e seu nível de agressividade é inexistente. É ótimo para uma família, pois adora conviver com crianças e outros cachorros.

lista

06. Pastor de Shetland

Um cão muito leal e protetor. Esses instintos fazem com que ele busque defender as pessoas que gostam, ou seja, ele não vai muito com a cara de estranhos. É concentrado e aprende muito rápido. Sua esperteza é tamanha, que muitas pessoas já chegaram a afirmar que o Pastor de Shetland possui uma inteligência humana. Mas se não se exercitar com regularidade - fisicamente e psicologicamente - a sua super inteligência pode ser tornar um problema. Ele ficaria entendiado, e isso acarretaria um comportamento destrutivo.

bonito cão

05. Dobermann

Uma raça com muita energia e coragem. Adora proteger as pessoas que gosta, devido a sua linhagem de cão de guarda. Se treinado desde criança, o Doberman também se torna um ótimo companheiro para conviver em família. O doberman precisa de um dono que saiba se impor desde cedo para que haja uma convivência harmoniosa. Esse dono deve levá-lo para se exercitar frequentemente. Sua agilidade e força fez com que conquistasse muitas competições de agility.

treinável

04. Golden Retriever

O Golden Retriever se tornou aos poucos uma das raças mais populares de todo o mundo. Isso se deve a sua inteligência e grande capacidade de aprender rapidamente. Não é raro encontrarmos um Golden guiando um cego pela rua. Além de ser um ótimo guia e um excelente companheiro, ele se destaca em competições. Entre as 133 raças analisadas por Coren, o Golden ocupou a quarta posição.

animal esperto

03. Pastor Alemão

Um cão muito protetor, característica que fez ele se destacar entre os cães de guarda. Também tem muita facilidade para aprender, além de ser corajoso e obediente. É uma ótima raça para uma família, inclusive com crianças, pois ele adora-as. É uma raça que procura sempre ter uma tarefa, e é isso que o deixa feliz. Devido a essa inteligência e a vontade de ajudar, o Pastor Alemão passou a ser uma das raças mais usadas pela polícia, e uma das mais populares no mundo.

cão policial

02. Poodle

Embora muitas pessoas não gostem da raça, pelo estereótipo que ele carrega, o Poodle é uma raça extremamente inteligente. É ágil no aprendizado, o que deixa o adestramento muito mais fácil. Então, se você deseja um muito esperto, esqueça a ideia de que esse é um cão para se amar ou para se odiar. Devido a sua capacidade de aprendizado, o Poodle não é só uma ótima opção para treiná-lo para ser um companheiro, mas é uma raça que também se dá muito bem na caça, e até sendo um guarda!

pequeno porte

01. Border Collie

Parece que é de comum acordo que o Border Collie seja a raça de cachorro mais esperta do mundo. Essa raça é muito particular, e sempre está disposta a ajudar. Ela precisa sempre de um propósito para viver, algum tipo de trabalho que ocupe sua mente. Sem isso, o Border Collie se torna um animal muito infeliz. É uma raça que sempre se destaca em competições. Esse cão precisa de muitos exercícios, e não seria um animal ideal para quem trabalha muito e não tem tempo para sair com ele para passear, ou estimulá-lo a se exercitar.

o mais inteligente


Fonte: A Inteligência dos Cães, Stanley Coren, Ediouro.


Obs: Todos os comentários são moderados. Não serão publicados mais comentários anônimos, por favor, se identifique. Esteja ciente de que leu todo o texto antes de comentar, e não se apresse em fazer críticas que não contribuam para o conteúdo e entendimento dos leitores do blog. Qualquer comentário ofensivo, que agrida a equipe Dicas do Cão ou outro leitor, não serão publicados de forma alguma, você estará perdendo seu tempo.


Posts relacionados:

 

Dicas do Cão Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates