Escreva seu e-mail para receber novidades

Close

Como ensinar um cachorro - 6 dicas básicas



>>Aprenda os melhores segredos dos adestradores

Adestramento fácil  

Adestrar sem será uma ventura para voce e para seu cão. No começo ficamos até impressionados com a facilidade de aprendizado. Principalmente se estamos ensinando filhotes. 

Voce pode querer ensinar o seu cão a rolar, sentar, não morder, ou até mesmo para caçar tatu, mas existem certas coisas básicas para ter uma comunicação estável com ele. Além de tudo, é preciso ter uma ligação afetiva com o animal. Observe aqui cinco dicas essenciais para um adestramento fácil.


Dica 1

Treinar um cãoSe você deseja aprender como ensinar um cachorro de forma fácil, é necessário seguir algumas dicas elementares para o adestramento. 

Antes de começar um treinamento, é bom ter em mente que não faremos os nossos amigos entenderem nossa linguagem, ao invés disso, tentaremos utilizar a linguagem deles. Então a primeira dica nos alerta a prestarmos atenção mais no comportamento canino.


Observe quais são as atitudes do cão nas diversas situações e contextos no dia. Assim sua memória já vai guardando as atitudes caninas diante das mais diversas ocasiões.




Dica 2


Se os cães ladram, é porque eles querem nos chamar a atenção. E assim é desde os primeiros canídeos domesticados pelo homem há cerca de 13 mil anos atrás. 

Devemos ter em mente que os cães se comportam como se estivessem em uma matilha. Para eles, você e sua família (ou as pessoas que moram com você) fazem parte desse grupo com ele. Devemos ter isso em mente na hora de adestrá-los.




Dica 3


Na hora de adestrar, é importante saber como se comporta os bandos de canídeos, com sua estrutura hierárquica. Eles tendem a se organizar numa espécie de piramide, com os líderes e os subalternos. Os últimos tendem a obedecer e ser fiéis a um líder na matilha (o macho alfa). 

Então, para ter um animal obediente, ele deve achar que você é o líder. Então você vai mostrar isso a ele sempre que estiverem juntos.




Dica 4

É frequente dentro de uma matilha os animais disputarem o grau máximo da hierarquia. Se o cão tiver um dono que demonstre submissão, mesmo sem querer, ele vai entender que é o líder do bando, e assim, não irá obedecê-lo até que alguém imponha domínio. Então imponha domínio.

Não trata-se de opressão, muito menos de fúria. O líder deve se mostrar calmo e sob o controle de tudo. Assim o cão ficará, também, calmo. Ele será obediente e feliz por isso.




Dica 5


É problemático atender o companheiro se ele late. Isso fará com que o cachorro pense que seu dono é, na verdade, um subalterno que aparece para atender a seu chamado sempre que ele se manifesta. 

Pior ainda é quando o dono vem e também grita. A situação se torna ainda pior, pois além de obedecer o chamado do seu animal, ainda vai até ele e late também, de maneira extasiada. 


A dica 5 diz a respeito disso: ignore-o. Isso é muito importante.




Dica 6


Você deve sempre manter a calma. Sendo agressivo, você estará adestrando seu animal a ficar violento, estará ensinando-o a resolver as coisas pelo modo agressivo. 


Sem falar que maus tratos poderão causar disfunções de comportamento no seu animal. O carinho nessas horas é extremamente importante, seu amigo ficará satisfeito em obedecer alguém que lhe demonstre afeição.




Leia também: