Escreva seu e-mail para receber novidades

Close

Como ensinar o cachorro a deitar - dicas de adestramento




Como ensino meu cão a deitar?


A resposta para essa pergunta é mais fácil do que você imagina. Da mesma forma como aprendemos na postagem anterior sobre o comando “Senta”, ensinaremos ao nosso amigo. Porém, o objetivo aqui é ter um pouco mais de paciência. Não devemos esperar que ele deite milagrosamente em alguns minutos de treino. Para ensinar a deitar, tudo depende da calma. 


Antes de tudo, não devemos impor qualquer desconforto ao animal, forçando ele para baixo, ou puxando a coleira em direção ao chão. Devemos deixá-lo mais confortável possível, para que ele tenha interesse no exercício. 

O importante, no adestramento, é a comunicação com o animal. Seja em truques simples, como deitar, rolar e fingir de morto, como em comandos para educação do cão, como ensinar a andar na guia.


O comando:


Comando deitar
Caso seu cão ainda não aprendeu a sentar, ficará muito mais difícil a assimilação imediada do exercício. Só após ele estar bem treinado e obediente ao “senta”, é que deverá ser ensinado esse comando.

Lembre-se que o adestramento é um processo lento e gradual. Leia agora mesmo nosso post sobre como voce pode ensinar seu cão a sentar


Para facilitar, dividi o tutorial do comando DEITAR em dois passos:


Começando:


Adestrando cães1) Começamos nos posicionando a frente dele, como se fossemos executar o comando senta. Então, com a mão segurando o petisco acima da cabeça, toque o seu focinho com o presente. Vá abaixando a mão progressivamente para baixo, para que ele acompanhe com o focinho.

Quando estiver praticamente no chão, ele deverá estar numa posição com o peito rente ao chão, então recompense-o. Caso o ele mude de posição, ou não acompanhe o seu movimento, não recompense-o e recomece o exercício. Repita algumas vezes, até que acompanhe sua mão todas as vezes. 


2) A partir daqui faremos o segundo movimento. Quando ele estiver deitado, vá distanciando a mão para trás, fazendo com o que continue na posição em que se encontra. Recompense-o gradativamente até que ele faça o comando rapidamente.

Esse é o passo em que procuraremos relacionar o comando com o ato. Devemos sempre enfatizar o primeiro fonema da palavra (DEI-ta). Você deverá dizer o comando pouco antes, ou no momento em que ele ceder, para que haja a assimilação. 
Educação canina



Obs: Lembre-se de não recompensar caso ele falhe, e de recomeçar o exercício quando isso acontece. Comece a alternar o comando deita com o senta, e sempre dê o comando quando ele estiver interessado e, gradativamente, demore mais para entregar a recompensa. Deixe um comentário contando sua experiência!




Posts relacionados: